Inserido no contexto da disciplina de Área de Projecto, um grupo de alunos da turma A, do 12º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, apresenta a curta - metragem “ENTRE MUNDOS”, projecto ambicioso que resultou do esforço colectivo levado a cabo por professores e alunos daquele agrupamento escolar para o qual em muito contribuiu a criatividade da conceituada guionista Fátima Marinho e o talento e a arte do realizador Martin Dale. Rodada na Vila de Arcos de Valdevez, mais precisamente na Casa da Ponte, com vista privilegiada e contacto com o Vez, esta curta conta-nos a história insólita de uma mulher que, depois de sofrer um acidente doméstico, fica inconsciente e entra num estado de letargia profunda. A partir deste momento o real e o sonho entrelaçam-se nas malhas do mistério, arrastando o espectador para uma dimensão ulterior que se concretiza mais tarde com a chegada efectiva de uma família Lisboeta que vem passar uns dias à “província” para descansar das rotinas diárias, longe do rebuliço e do ruído da capital.
Intriga, suspense e mistério, eis os ingredientes essenciais desta proposta dos alunos do 12º ano, supervisionados pelos formadores, Fátima Marinho e Martin Dale, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez e em parceria com o Município e Casa das Artes de Arcos de Valdevez.
domingo, 6 de junho de 2010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Musical de ROMEU E JULIETA na Casa das Artes de Arcos de Valdevez
Na passada sexta-feira, dia 28 de Maio, o auditório da Casa das Artes concelhia abriu as portas para receber mais uma co-produção do município com o Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Foi com lotação esgotada que os alunos deram corpo ao seu trabalho da Área de Projecto, interpretando a tragédia "Romeu e Julieta". Uma peça escrita nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare (entre 1591 e 1595) sobre dois adolescentes cuja morte acaba por unir as suas famílias, outrora em pé de guerra, e que se trata de uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro, sendo hoje, o relacionamento dos jovens Romeu e Julieta considerado como o arquétipo do amor juvenil.
Como a obra tem sido, ao longo dos cinco séculos de realização, constantemente readaptada, o coordenador do projecto, José Barros optou por encenar a peça baseando-se na versão de Zeffirelli (1968). "Versão cinematográfica indicada como melhor filme".
Tendo sido alvo de alguns ajustes, o professor encenou uma peça teatral que se construiu de "quadro em quadro, com recurso às novas tecnologias, privilegiando fortemente as componentes imagética e sonora, aliadas à dramatização das cenas mais representativas da obra".
Segundo o mesmo, "este projecto tem a particularidade de ser um original em termos de concepção e dramatização, uma vez que se insere no domínio da Área de projecto do 12ºA, com a participação de alunos desta turma e de outras pertencentes à escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez".
Destacou, ainda, o facto de também participar no projecto o actor residente da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, Nuno Pinto, bem como o professor de Dança Contemporânea, Carlos Silva, responsável pela coreografia de algumas cenas".
José Barros, como coordenador desta actividade artística, não deixou de fora "palavras de apreço e gratidão ao município, que apoiou e disponibilizou todos os meios técnicos para a sua realização; à Direcção da Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez, que se mostrou receptiva e apoiou esta iniciativa desde o primeiro momento; à Nova Comédia Bracarense que disponibilizou os cenários; à Casa S. José - Viana do Castelo e à Casa Felicidade das Noivas - Cervães, que disponibilizaram o guarda-roupa e à Publivez, que ficou encarregue pela luz e som."
Integraram o elenco desta produção Eduardo Pontes como Romeu, Bruna Esteves como Julieta, José Barros como Frei Lourenço, Catarina Carneiro como Srª Capuleto, Jorge Barros como Srº Capuleto, Nuno Pinto como Mercúrio, Hélder Alves como Tebaldo, Joel Sousa como Benvólio, Teresa Cardoso como Ama e Patrícia Ferreira como Bobo.
O Canto este a cargo de Juliana Gaspar, Vânia Rocha e José Barros.
MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ, 2010-06-01
Subscrever:
Mensagens (Atom)