segunda-feira, 26 de março de 2012

BETTY FORD na SEMANA DA LEITURA da escola Henrique Medina



Peça de Teatro “Betty Ford”

«A Semana da Leitura, promovida pela Biblioteca Escolar, culminou com a apresentação, pelo Clube de Artes Performativas desta Escola, de uma adaptação, pelo professor Ulisses Mota, da peça de teatro “Betty Ford”, da autoria de José Barros, encenada pelo professor Nuno Fernandes, que contou com a preciosa colaboração da Drª Maria João Enes. O escritor, presente na plateia, ficou impressionado com o trabalho realizado, tendo sublinhado ter sido a primeira vez que um grupo de teatro se aventurou a levar a cena uma obra sua. Louvamos e agradecemos a disponibilidade, empenho e dedicação de todos os envolvidos.
Foi uma noite agradável, em que pais, alunos e professores se regozijaram com o excelente desempenho dos actores em cena.»

O autor  do texto Betty Ford agradece amavelmente a iniciativa levada a cabo pelo Clube deArtes Performativas da escola, sob a orientação do professor Ulisses Mota e encenação do professor Nuno Fernandes.

O BOM PATIFE no Festival de Teatro CITEM 2011





 


A Nova Comédia Bracarense esteve no passado dia 3 de Dezembro em Mortágua para apresentar-se no Ciclo de Festival de Teatro CITEM 2011. A convite do prestigiado grupo Teatro Experimental de Mortágua, a Nova Comédia Bracarense levou à cena a comédia "O Bom Patife" de José Manuel Barros, tendo sido recebida pelo público presente com grande satisfação e aplauso. A Nova Comédia Bracarense agradece desde já a forma calorosa e simpática  com que foi recebida pelos elementos da organização deste Festival, que prestou o todo o seu apoio na recepção do grupo e preparação do espectáculo. Votos de um Santo e Feliz Natal 2011 para o TEM! Viva o Teatro!

SEMANA DA LEITURA na EB 2,3 de Gandarela


Celorico de Basto | 20-03-2012
Por: Redacção
Semana da Leitura da Escola de Gandarela “arranca” com cinco escritores e uma Feira do Livro
 
A Semana da Leitura da Escola Básica com 1º ciclo de Gandarela de Basto que estará patente de hoje até ao próximo dia 23 de Março, engloba um vasto programa cultural contando com a presença de 5 escritores, inúmeras atividades de âmbito desportivo e ainda, uma Feira do Livro, aberta a toda a comunidade educativa.
O dia 19 de Março, ficou marcado por um encontro com o escritor e dramaturgo bracarense, José Barros, em duas sessões com os alunos dos 7ºs e 8ºs anos de escolaridade, numa ação que teve como objetivo despertar nos discentes o gosto pela leitura e pelo teatro. José Manuel da Silva Barros nasceu em Palmeira, distrito de Braga, no dia 6 de Outubro de 1969. No ano seguinte partiu com os pais para Moçambique onde residiu quatro primeiros anos de vida, tendo regressado a Palmeira em 1974. Depois da instrução primária, em Palmeira, seguiu para o Colégio de Montariol da Ordem Franciscana, em Braga, tendo completado o 3º ciclo em Leiria na mesma Ordem. Em 1986 regressou a Braga onde completou os estudos secundários no Liceu no Liceu Sá de Miranda. Frequentou durante quatro anos a Faculdade de Filosofia de Braga, Universidade Católica Portuguesa, obtendo o grau de licenciatura em Humanidades em 23 de Junho do ano de 1993. Leccionou em várias escolas do país, nomeadamente em Reguengos de Monsaraz (1994) e Açores (S. Miguel, 1996). A juntar à sua atividade de docente, é dramaturgo e ator da Nova Comédia Bracarense, dedicando-se também à pintura, tendo realizado exposições em Braga (2002, 2009), Monção (2001) e Arcos de Valdevez (2004). No campo publicação, apresenta três títulos, Betty Ford (drama, Papiro Editora, 2006), O Mistério da Ilha Perdida (romance, Edições Calígrafo, 2007), A Maldição de Santia (romance, Edições Calígrafo, 2010). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Agrupamento de Escolas de Valdevez e frequenta o curso de Mestrado de Educação Artística na Escola Superior de Educação, em Viana do Castelo.