Partindo do texto “A lenda da Moira encantada de Giela”, pertencente ao património cultural da região minhota, um grupo de alunos do 12º I do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Valdevez, apresentou a curta-metragem com sabor contemporâneo, projeto inserido no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.
A história de um rei moiro que habitou o Paço de Giela, próximo das margens do rio Vez, e que tinha uma filha (Moira) por quem um cavaleiro cristão se apaixonou perdidamente, serviu de inspiração para reproduzir na tela mágica as aventuras amorosas entre Marta e Rodrigo, dois jovens que se encontram acidentalmente no rio e a partir desse momento estabelecem uma relação próxima. Contudo, a descoberta de novas revelações sobre o passado dos pais vem assombrar o namoro, pondo em causa a sua continuidade. Tais factos, coincidentes com a lenda da Moira encantada de Giela, assumem contornos peculiares no desfecho da história.
É assim que, através deste exercício cinematográfico, a lenda entra na realidade, não só revisitando uma história do imaginário coletivo do povo português, mas também procurando traduzir as inquietações e os receios dos jovens no mundo atual. A escola, o namoro, o primeiro emprego, o amor, são alguns temas desenvolvidos e explorados neste projeto que pretende ser, acima de tudo, uma oportunidade de aprendizagem para os alunos poderem adquirir novos conhecimentos e experiências em diferentes áreas da sua formação, nomeadamente, o cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário