O teatro continua bem vivo em Palmeira. Para provar isso mesmo, dezenas de pessoas deslocaram-se no passado Sábado à noite ao Centro Cívico da freguesia para assistirem a mais uma estreia da Nova Comédia Bracarense, que apresentou “O Violador”.
A peça do reputado dramaturgo José Manuel Barros, vencedor do Grande Prémio de Teatro INATEL, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Palmeira e da Câmara Municipal de Braga, mereceu a atenção e admiração do público presente. No final, as cortinas voltaram a correr perante o ruidoso aplauso da plateia.
José Manuel Barros escreveu e encenou esta tragédia, dando ao público uma história de conflito familiar e conjugal, de dúvidas antigas e remorsos enraizados.
“Os atores estiveram muito bem. Este projeto começou na BRAGACULT, na oficina de escrita, sob a orientação do dramaturgo Abel Neto. Escrevi a primeira cena e depois, como surgiu a oportunidade para a Nova Comédia Bracarense, acrescentei a segunda cena. A partir daí o projeto foi aprovado e decidimos fazer este texto. Foi um texto complicado, até porque eles têm pouca experiência a nível de drama e tragédia, mas estou satisfeito com o resultado e penso que agora a peça pode crescer com as apresentações, conseguindo aumentar o ritmo na apresentação”, disse José Manuel Barros.
Recentemente distinguido, o dramaturgo explica que estes projetos acabam por dar alento a quem corre por gosto e por amor ao teatro.
“Este tipo de projetos e o facto de ter ganho o prémio deu-me uma motivação, uma força, para continuar com este tipo de atividade porque somos um grupo amador que muitas vezes faz sacrifícios. Esta equipa teve ensaios, todos os dias, durante estas últimas duas semanas e claro que isto acarreta custos, tempo e disponibilidade”, disse.
Depois desta peça, Palmeira já sente o pulso às comemorações do Dia Mundial do Teatro, dia 27, Sexta-Feira, que ditarão a última representação de outra obra, uma farsa, do mesmo autor. A Nova Comédia Bracarense continuará assim a celebração dos seus 25 anos, preparando-se para o seu grande evento anual: o festival Fest’Arte.
Sem comentários:
Enviar um comentário